Cabelo Maquiagem Manicure Depilação Dia da Noiva
HairStylists MakeUp NailServices Waxing

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Cuidados Antes da Progressiva

À primeira vista, a escova progressiva é tudo de bom! Imagina só, que delícia, ter os fios lisos nas vinte e quatro horas do dia sem precisar de nenhum esforço extra. Isso significa que a gente gasta menos para arrumar o cabelo, já que não precisa mais fazer a “escova do final de semana”, e se vê livre do frizz, do volume extra e dos fios indefinidos, que parecem terem nascidos para fazer um complô contra a nossa beleza. 



Sim, eu já fui usuária e defensora fiel das escovas progressivas, do tipo que fazia de três em três meses e chamava de ignorante quem me criticava, já que eu cuidava mais do cabelo do que de qualquer outra coisa na vida. Até que eu entendo, pela dor, pelo corte químico, que não existe progressiva sem formol, de forma aberta (que é proibido pela Anvisa, aliás) ou velada, o que é ainda pior, porque retira o nosso direito de escolha, podendo resultar em problemas graves, porque se a pessoa for alérgica é hospital na certa, e daí para pior.


Daí percebi que estava sendo enganada, que mesmo não querendo, eu estava usando, sem saber, formol, que acaba com o cabelo a longo prazo, porque ele forma um filme em volta dos fios que impede que qualquer tratamento, que qualquer nutriente penetre ali. Ou seja, o cabelo fica embalsamado! E isso causa o quê? Fragilidade, quebra, queda, corte químico… Os fios vão ficando cada vez mais finos, elásticos, ralos, não crescem como antigamente e começam a cair, cair, cair…

Se identificou? Então, pare de fazer progressiva! Quer continuar? É um direito seu, e eu respeito tanto o seu direito de escolha, mesmo não concordando com a sua escolha, que ainda dou dicas para a progressiva durar mais.
Já que o cabelo vai ficar embalsamado, tenha o cuidado de, antes da progressiva, recuperar o cabelo, reconstruir o cabelo, porque ao contrário do que muita “cabeleireira” sem noção diz, progressiva não trata cabelo, progressiva não reconstrói cabelo. É muito importante MESMO reconstruir antes, e com algum produto bem potente.

Já que vai fazer o tal do procedimento, escolha uma marca conhecida, escolha um profissional do qual você tenha referências (boas, é claro) e  que saiba analisar, antes, se o seu cabelo vai ou não aguentar o procedimento.


Sabe teste de mecha, que quase ninguém faz? Tem que fazer, obrigatoriamente, porque é ele quem vai dizer se você pode ou não fazer a progressiva, já que, fazendo o teste da mecha,  se o produto não reagir bem você só vai perder uma mecha e não o cabelo todo.

O teste da mecha é importante, também, para “prever” possíveis reações alérgicas, que podem acontecer, e acontecem. Aconteceu comigo, meu couro cabeludo queimou, ficou todo vermelho, coçando horrores, eu fiquei toda empolada e passei muito mal.

Antes das dicas para bendita durar mais, aviso mais uma coisa: o prazo entre um procedimento químico e outro, de acordo com recomendações dermatológicas, é de vinte dias, no mínimo. Nada de fazer progressiva e luzes/coloração no mesmo dia!

 fonte: http://www.patricinhaesperta.com.br/cabelos/cuidados-antes-da-progressiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Em breve entraremos em contato.